sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

VOCÊ POSSUI O GENE DE ATLETA?

Notícias recentes dão conta que duas empresas (EUA e Austrália) estão oferecendo um teste genético que pudesse apontar se o indivíduo teria predisposição maior para esportes de explosão ou para esportes de resistência.
"Muito interessante esse estudo e a sua questão. Uma mutação como essa teria uma vantagem evolutiva, porque permitiria uma maior rapidez para fugir do perigo e portanto maior chance de sobreviver. O estudo dos pesquisadores australianos mostra que a variante do gene ACTN3 está aumentada nos dois sexos em atletas de alta velocidade, mas surpreendentemente a mesma variante tem um efeito diferente em homens e mulheres. Em comparação com a população normal, no sexo feminino, ela está aumentada em atletas de alta velocidade, mas diminuída naquelas de resistência. São estudos muito interessantes, mas que precisam ser repetidos e confirmados em diferentes populações. Pais devem testar seus filhos para determinar o tipo de esporte que eles vão praticar, baseados em apenas um dos aproximadamente 20.000 genes que possuímos? Vamos testar esse gene em crianças para saber se tem talento para serem atletas? Essa é a questão."
Confira a matéria na coluna da geneticista Mayana Zats http://veja.abril.com.br/blog/genetica/
(foto: veja.abril.com.br)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ATLETAS NOVENTÕES - QUE EXEMPLO!








A cada competição master retornamos revigorados, cheio de bons exemplos de uma vida saudável, de energia e de superações. É contagiante vê-los competir. Toda a torcida aplaude de pé, emocionada.
Descubram as histórias de vidas de dois destes super-atletas no blog de Rodolfo Lucena, jornalista e também ultramaratonista.
Leiam as entrevistas do senhor Fonseca, 94, e do senhor Fischer, 92, recordista mundial dos 100 e dos 200m na categoria 90-94.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Gratidão








Participo do atletismo master graças a duas pessoas especiais: o Prof. Abel da USP de Rib. Preto e o grande Kimura, do CIAVE.
Através de uma reportagem do suplemento Equilíbrio - da Folha de São Paulo (2003), tomei conhecimento do Atletismo Master. Em pesquisa na internet encontrei dados sobre o Prof. Abel, que, prontamente, me indicou para o CIAVE -Clube Independente de Atletas Veteranos -, e também me informando sobre a boa turma do Paraná. Logo me enturmei com o pessoal daqui do Paraná (todos campeoníssimos!): Tupã, Zenaide, Reis, Makino, Israel, Maria e tantos outros que me acolheram amistosamente, como o Chiquinho Hypólito, Presidente da ABRAM-Associação Brasileira de Atletismo Master.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Austrália e o Ney-Canguru
























Como fotógrafo não poderia deixar de registrar alguns "símbolos" da Austrália. A começar pelo simpático canguru, pois acredito que ele me deu muita inspiração ao vencer o salto em distância nos Jogos de Adelaide. Mostrei para os australianos quem é que salta de verdade... hehe
A cidade de Sydney é belíssima e charmosa. É impossível não se maravilhar com a Ópera House, a Harbour Bridge e com as suas belas praias. Até o Diabo da Tasmânia fica bonitinho!
A região da cidade de Sydney tem sido ocupada por mais de 40.000 anos pelo ser humano, por povos aborígenes.
Fiquei impressionado com a visita ao Museu dos Povos Aborígenes.
A minha próxima parada será Auckland-Nova Zelândia.

Auckland - Nova Zelândia























Auckland é multicultural. É uma das cidades mais interessantes e vibrantes da Oceania. Tem mais de 50 vulcões dormindo em sono profundo pela cidade. Um dos mais fantásticos é a Ilha de Rangitoto, que tem uma trilha que leva até a beira da cratera, onde avista-se boa parte da cidade e da baía. Auckland é conhecida como City of Sails, Cidade das Velas. Outro ponto muito visitado é a Torre Sky Tower, com 328 metros de elevador panorâmico.






Do outro lado do mundo

O ser humano é um bicho curioso. Algumas coisas que ele faz são intrigantes. Por exemplo, atravessar o mundo, voar mais de 22 horas até a Austrália para correr 100 metros rasos, ou seja, em poucos segundos já cumpriu a missão. Bom, mais o que vale mesmo é a motivação, o deslocar-se... estou no aeroporto de Auckland-Nova Zelândia.

Treinamentos












Determinação e muito treino. Só assim os resultados aparecem. E quem me dá grande estímulo são três amigos especiais: Prof. Heriberto, Miquéias e Cleverson.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vovô Coruja








O Cauê é a minha grande paixão. Este piãozinho é o meu talismã... é com ele que marco as minhas saídas para os saltos. Quando chego das competições ele vai logo perguntando: "Vovô Preto, você trouxe medalhas prá mim?"

Ele tem 3 anos e meio e adora "treinar" comigo. Diz que está treinando igual o vovô (Praia de Itapoá-Sc - fev.2009).

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Wide World of Sports - Disney - Orlando-EUA


Depois do treino, um trote prá relaxar... Alguns saltos e corridas na marca prá testar a pista./ago.2008