quarta-feira, 18 de março de 2009

CLEUZA MARIA IRINEU - NEGRALIVRE E VITORIOSA

Que momento! Esta é a verdadeira alegria da conquista. E foram muitas vitórias...


A coleção de medalhas, troféus e vitórias da Cleuza é invejável. Mas o "troféu" que mais lhe dá alegria é a sua filha Bianca. Fiz esta foto quando ela tinha 7 anos. Hoje tem 14.



Sou vizinho da Cleuza Irineu há vários anos. Acompanho de perto todas as suas conquistas. A sua trajetória como atleta e mulher é admirável. Ourgulhoso, em 05/04/1998, fiz este poema para ela:

negra preciosa

o olhar
fisga
a reta

mente coração
adrenalina
pulmão e
todos os músculos
calculam a
conquista

já vitoriosa
em
sua própria existência
nos ensina que
lapidar
diamante
requer raça

que a vida
maratona sem limite
lhe dê o
recorde saúde
sorriso sempre

E, falando em poesia, a Cleuza, que é formada em jornalismo, mostra todo o seu talento com as palavras. Confiram estes seus versos que traduzem a alma do atleta:

Ser Atleta

Há algo de especial nos atletas
Que ao longo dos anos representam escolas, clubes e nações
E vão aos poucos se revezando
O que aplaude hoje é estrela amanhã
Enquanto estrelas de outrora voltam a aplaudir

Há algo de mágico em ser atleta
Porque entre o estrelato e o anonimato
Há um curto espaço de tempo
E uma longa trajetória de esforço e dedicação

Há algo de especial no atleta brasileiro
Digno de ser tão popular e tão diferente
Tão sofrido e tão herói enquanto gente
Tão zeloso e eficaz quando combatente

Há algo de mágico no esporte
Pelo poder de superação que inspira
Pela raça e determinação que impõe
Aos que voluntariamente o escolhem
Pois transportam para o corpo a força d’alma.

3 comentários:

  1. Nao tivemos o prazer de verla correndo mas a conhecemos em londrina inclusive moramos no mesmo condominio, no conjunto residencial Margens do Igapo para nos temos ela como uma pessoa sempre alegre e respeitadora Parabens Cleuza Maria Irineu...

    ResponderExcluir
  2. Sou Maria Julia de Jacarezinho Paraná, tenho apenas 10 anos e ja sou corredora mirim. neste dia três de abril tive uma surpresa ganhei um trofeu de uma mulher que para mim era desconhecida, ela me deu uns conselhos e disse que me daria aquele trofeu de 1º lugar para me incentivar a correr. Só depois que descobri que essa mulher era uma brilhante maratonista e gigante como ser humano, era, Cleuza Maria Ireneu. Eu e minha familia estamos muito orgulhosos de você.

    ResponderExcluir
  3. ela é minha professora de ed. fisica :)

    ResponderExcluir