quinta-feira, 21 de maio de 2009

RAINHAS DO ATLETISMO MASTER

O ATLETISMO MASTER SE SENTE EXTREMAMENTE HONRADO COM A PRESENÇA DE ATLETAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO ESPORTE BRASILEIRO. É O CASO DE AIDA DOS SANTOS QUE PARTICIPOU DO ÚLTIMO TORNEIO DE VIÇOSA. SAIBAM UM POUCO SOBRE ELA:

"A atleta carioca Aida dos Santos obteve uma marca histórica no esporte brasileiro: a melhor colocação individual de uma mulher brasileira em Jogos Olímpicos ao conquistar o 4o lugar na prova de salto em altura, em Tóquio, em 1964.

A esportista ganha destaque não apenas devido a esta conquista, mas principalmente pelas dificuldades que teve de enfrentar na vida pessoal e esportiva: preconceito de gênero e raça, condições precárias de treinamento, falta de apoio financeiro e familiar, entre outras.

Atualmente continua desenvolvendo trabalhos na área social e esportiva por meio do Instituto Aida dos Santos.

Aida nasceu no Morro do Arroz, comunidade pobre de Niterói (RJ), em 1937. Apesar das dificuldades típicas de sua condição social, freqüentou o ginásio e, paralelamente, destacou-se no voleibol, seu primeiro esporte. Convidada por uma amiga que praticava o atletismo, Aida iniciou-se no salto em altura. No primeiro pulo, ultrapassou o sarrafo de 1,40m, enquanto o recorde estadual era 1,45m. O primeiro campeonato disputado foi o estadual de 1957, em que saltou 1,50m pelo Fluminense Atlético Clube de Niterói. Os jornais a classificaram como a 'revelação do atletismo de 1957'. Aida enfrentou a oposição da família à prática do esporte, mas mesmo assim conquistou o primeiro lugar no Campeonato Estadual Rubens Esposel e o segundo lugar no Troféu Brasil, realizado em São Paulo. Após os resultados, recebeu convites de inúmeros clubes, transferindo-se para o Vasco da Gama em 1961. Mesmo sem condições financeiras para treinar, Aida venceu diversas competições, entre elas o Sul-americano no Peru, em 1961, e o Ibero-americano, na Espanha, em 1962. O principal feito esportivo de Aida foi o quarto lugar em salto em altura nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, conquistado após superar muitas dificuldades. Ela não tinha técnico ou médico, e nem calçado apropriado para a competição. Durante a prova, conseguiu a marca de 1,70 m, o mínimo exigido para ir para a final, apesar de nunca ter conseguido nem 1,68m no Brasil. Torceu o pé, mas alcançou 1,74m na final.
Aida também competiu em salto em altura, salto em distância, revezamento 4x100, lançamento de dardo e pentatlo. A determinação de Aida a levou a competir mesmo com uma distensão muscular. Sua última competição foi em 1972, aos três meses de gravidez de seu primeiro filho.Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Pedagogia pela Universidade Gama Filho, Aida já atuou como técnica e professora universitária. Em 2004, participou do revezamento da Tocha Olímpica no Rio. Recebeu em 2006 o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, instituído pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Atualmente participa também de campeonatos master de vôlei, atividade praticada há mais de dez anos. Ela é, indiretamente, responsável por muitas conquistas do vôlei feminino brasileiro, já que é mãe de Valeska Menezes, a Valeskinha, eleita por quatro anos seguidos o melhor bloqueio do Brasil, duas vezes o melhor bloqueio do mundo e uma vez a melhor atacante. Valeskinha também ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Atenas com a seleção.

Atualmente, Aida e Valeskinha estão se dedicando ao projeto do Instituto Aida dos Santos, que ajuda crianças e adolescentes de baixa renda, entre 7 e 14 anos, a seguirem a carreira esportiva. O objetivo é proporcionar condições de inclusão social por meio do esporte, em duas modalidades: atletismo e voleibol. 'Tudo o que tenho hoje foi graças ao esporte. Muitos de meus atletas me falam que se não fosse por mim, eles seriam marginais. Eu sempre respondo que não fui eu, mas o esporte. Eu fui apenas a ponte', afirma Aida." (Fonte: Maxpress Net)
CONFIRAM A GALERIA DE FOTOS DA CARREIRA DE AIDA:

LAURA EUNICE DAS CHAGAS, 72 ANOS, É TAMBÉM OUTRA ATLETA MASTER E FIGURA HUMANA ESPECIAL. FORMADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, SEMPRE É PRESENÇA OBIGATÓRIA NAS COMPETIÇÕES. COMPETE PARA AVAT- RJ

SEMPRE SIMPÁTICA E CHEIA DE ENERGIA, A LAURITA É VELOCISTA CAMPEÃ...
NÃO TEM PRA NINGUÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário